Os Sons da Cura - 2019

 

O tratamento das nossas maleitas, tem muitos caminhos para a cura. Os tradicionais (hospitais, médicos, farmácias, etc.), as medicinas paralelas e as populares, nas quais uns acreditam outros não. Se estiver atento (a), o nosso cérebro é danado para a brincadeira. Da mais pequena dor fazemos logo uma grande desgraça. Na realidade, a medicina tradicional ainda conhece pouco das funções do nosso cérebro. Mas, na minha modesta opinião, não se devem desprezar as “mezinhas” populares. O dito “povo”, com a sua sabedoria, que aprendeu ao longo da sua vida, teve como mestres familiares e amigos.

Não me diga que nunca ouviu a expressão “quebrar ou talhar o quebranto”? Eu não acredito em “bruxas”… mas que as há…há (dizem)! Já ouviu falar em “VEDOR”, aquele homem que com uma forquilha de sabugueiro consegue determinar um ponto no terreno onde se pode fazer um furo para extrair água?

 Mas o que serão os “Sons da Cura”?

Quando falamos, produzimos sons para que os outros nos entendam. Mas a fala (os sons) variam de língua para língua. Se não fala chinês, não entendemos os sons porque o nosso cérebro não os relaciona com a sabedoria do nosso consciente.

Os sons da cura, são sons (palavras), para que o seu cérebro os possa relacionar com os seus atos e desejos (deixar de fumar, beber, a tranquilidade etc.).

Na realidade a música baseia-se em 7 notas musicais (Diatónicas).

O Monge Beneditino de nome “Guido” (995-1055), natural de Arezzo da Toscana e monge da Abadia de Pomposa em Itália, foi o inventor das notas musicais. Mas onde é que ele foi buscar esta ideia?

Às primeiras sílabas dum Hino dedicado a S. João Batista.

Ut queant laxis (UT mais tarde passou a DÓ)

Resonares fibris (RE – RÉ)

Mira gestorum (MI)

Famuli tuorum (Fa – FÁ)

Solve pollute (SOL)

Labii reatum (LA – LÁ)

Sancte Joannes (SJ – SI)

Quando ouvimos alguém cantar (mesmo que não entendamos o que está a dizer) temos sempre um sentimento de gostar ou não do que estamos a ouvir. O nosso cérebro codifica os sons, analisa-os e transforma-os numa sensação agradável ou não. Já lhe aconteceu não gostar de uma coisa ou pessoa, sem saber porquê?

 

O Número 7 é um número estranho que dá que pensar!

7 - Notas Musicais.

7 - Cores do arco-íris. (Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil, Violeta).

7 - Maravilhas do Mundo antigo: Pirâmides de Gizé, Jardins suspensos da Babilónia, Farol de Alexandria, Colosso de Rodes, Mausoléu de Halicarnasso, Estátua de Zeus em Olímpia, Templo de Ártemis em Éfeso.

7 – Os dias da semana.

7 - A Lua leva 7 dias em cada fase do ciclo lunar, que perfaz um total de 28 dias.

 

O Número 7 está relacionado com várias coisas. Porque será?

Voltando aos nossos sons da cura. Eles são o resultado de grande pesquisa de investigadores (médicos) que fizeram experiências com doentes e com resultados positivos. Como tal achei por bem partilhar consigo, mais uma curiosidade musical.

O povo sempre criou uma relação entre a música e a saúde.

O meu avô das barbas (bisavô), capador de porcos de profissão, vivia no Morelinho (região de Tomar) e sem saber ler ou escrever sempre me disse nas conversas que tinha comigo, que só havia uma coisa que me fazia mal à saúde:

 

Eu chatear-me – Não dormia bem, o estômago repontava com a “paparoca”, zangava-me com os amigos, etc.

Quem canta seu mal espanta!

Quem assobia e canta, a maleita espanta.

 

Na sabedoria popular existem muitos ditos que relacionam os sons com a saúde.

A lista que vai ler não são palavras mas sim sons que o seu subconsciente vai aprender para o ajudar em muitas coisas. Existem muitos mais sons. Escolhi os principais.

Como devem ser ditos:

 Escolha um sítio calmo, tente pensar, ou dizer o som (palavra), pense no que quer para a sua saúde (ou outro motivo) e diga o som em voz alta.

Nas primeiras vezes não evoque mais de 3 sons. No entanto escreva num papel os sons e as suas propriedades. Tente decorar os sons e o seu efeito no subconsciente.

 

Eu não sou dono da verdade. Partilho apenas o que o povo me ensinou, seja verdade ou mentira. Não tenho nenhuma clínica nem vendo saúde.

Mas se quiser dizer da sua justiça – ribeirodealmeida@gmail.com

 

Sons da Cura 2016

 

Unidade – Para todos os desejos e situações

Dá – Para pedir perdão ao subconsciente

Rita – Para assegurar relações agradáveis

Cristal – Para deter a ira

Upa – Para eliminar o cansaço

Gota – contra a impaciência

Pip – Para ganhar boa disposição

Roda – Contra a solidão

Tocha – Contra as dores e intumescências

Tau – Para encontrar objetos perdidos

Si – Para atrair a saúde

Cób – Contra o nervosismo

Zip – Contra pensamentos negativos

Carda – Contra acidentes e males

Lente – para ser sensato

Pi – Para ter paz de espírito

Pala – Para expelir preocupações

Classe – Contra todos os males

Sal – Para deixar de beber

Tapa – Para adormecer

 

Para obter resultados mais rápidos proceder da seguinte maneira:

Concentração/evocação/objetivo/fé/som/agradecimento