FLAUTA DE ÊMBOLO

 

ERA UMA VEZ ...

 

Existem vários tipos de flautas. Talvez a mais conhecida, seja a Flauta de Bisel. Os diversos orifícios que tem ao longo do tubo, definem as notas quando tu sopras, no bocal da flauta. A FLAUTA DE ÊMBOLO, não tem orifícios para dar diferentes notas, mas sim um êmbolo que se ajusta ao interior do tubo. O seu movimento, de vai-vém no interior deste,  faz com apareçam um conjunto de notas ditas não temperadas. Quer isto dizer, que além das notas principais (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si e dos "acidentes" de 5 delas - as teclas pretas do piano - no total 12 notas), tu podes obter, mais sons. Por exemplo, se fizeres um movimento rápido com o êmbolo podes imitar o chilriar dum pássaro. Se tiveres em casa, piriquitos ou canários, exprimenta tocar esta flauta junto deles. Não acredito que saibas linguagem de pássaro, no entanto vais ouvir uma resposta ao som da tua FLAUTA DE ÊMBOLO.

 

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Tubo plástico (do tipo PVC, 20 cm de diâmetro) e barrinha de madeira

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

Serrote cabo de faca, canivete, lixa nº 150 e cola

CONSTRUÇÃO

Para poderes fazer uma boa flauta, é importante que a barrinha entre justa no interior do tubo de plástico. Vais necessitar deste pormenor para fazeres o bisel. A cerca de 2 cm de uma das extremidades, fazes um corte no tubo. Cerca de 1 cm à frente, com o serrote bem inclinado fazes um segundo corte, destinado a abrir a janela do bisel. Não faças força ao serrar. Quanto mais força, menos o serrote corta. Para que esta operação seja feita com cuidado, deves prender o tubo a uma prensa e pegar corretamente no serrote. Cuidado com os dedos, nada de pressas. Com o auxílio do canivete vais aperfeiçoar a janela, retirando os bocadinhos de plástico, que sempre ficam quando se serra um tubo. Da barrinha de madeira ou de uma pequena rolha vais fazer o BUJÃO. É a peça que vai ser colocada dentro do tubo. Tem cerca de 2 cm de comprimento. Vai da extremidade até à entrada da janela. Com o  canivete fazes um corte, na parte redonda, destinada a permitir a passagem do ar, quando tu sopras. O BUJÃO deve ser colado ao interior do tubo. Depois de bem seco, fazes uma rampa, com o serrote, na parte contrária à janela e com a lixa dás-lhe o acabamento final. A barrinha de madeira pode ser substituida por uma caneta velha desde que, numa das extremidades, lhe coloques fita-cola, de modo a engrossá-la, para que ela se ajuste bem ao interior do tubo.

DECORAÇÃO

O que costumas fazer aos papeis de embrulho quando te dão uma prenda? Eu costumava utilizá-los para forrar os livros da escola. Se tiveres algum guardado, podes fazer tirinhas e enrolá-las à volta do tubo. Como sempre, estou a dar-te uma sugestão. Dizem que gostos não se discutem... embora eu não concorde.

 COMO TOCAR

A técnica de soprar numa flauta, é a seguinte: tenta soprar dizendo "tu". Ao movimentares o êmbolo vais obtendo uma sequência de notas musicais. Quanto mais dentro estiver o tubo, mais aguda é a nota. Normalmente os adultos, não acham muita graça a estes diálogos com os pássaros. Não te importes... quando o fores, vai reagir da mesma maneira. Dizem que são os conflitos de gerações. Enquanto puderes, brinca. Não queiras ser um adulto, feito à pressa.