GENEBRES

ERA UMA VEZ.. .

Tradicionalmente, o GENEBRES é feito de madeira rija,  que lhe dá uma sonoridade forte e aguda. Em Portugal ele aparece na zona raiana da Lousa,(Castelo Branco). Nessa zona, os estudiosos da matéria afirmam ter sido importado de Espanha onde é conhecido por CARRASQUIÑA (carrasquiña,  lê-se carrasquinha), dança popular espanhola do século XVIII). No nosso país,  o genebres é tocado por homens,  numa festa religiosa em homenagem a NOSSA SENHORA DOS ALTOS CÉUS, que tem lugar no mês de Maio.  Uma curiosidade dessa dança, é que os homens estão vestidos de mulheres.

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

2,4 m de tubo plástico, 30 cm de cana seca, 2 m de cordel, canetas de feltro velhas.

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

Serra, furador, tesoura, berbequim com broca de 3 mm e lixa nº150

 

EXECUÇÃO

 

Começa por cortar o tubo plástico (tipo PVC) em vários bocados, onde o maior tenha, por exemplo, cerca de 30 cm.  Depois vai reduzindo o tamanho em cerca de 2cm. Corta 10 tubos. Se utilizares estas medidas, gastas cerca de 2,10 metros de tubo, mais o desgaste da serra. Assim o maior terá 30cm e o mais pequeno 12cm. O GENEBRES tem duas pegas: uma de pescoço (este instrumento toca-se pendurado ao pescoço) e outra de mão, destinada a esticar o GENEBRES. Do tubo restante, corta as duas pegas com cerca de 10cm cada. Agora, utilizando um berbequim (cuidado se for eléctrico) começas por furar o tubo mais pequeno. Estes furos destinam-se a passar a corda que os vai unir. Para que os tubos não fiquem juntos uns aos outros, tens de utilizar um separador. Corta bocadinhos de caneta  de feltro com cerca de 1cm cada. Não te esqueças de tirar o feltro da caneta. Finalmente para montares o teu GENEBRES, basta enfiares o cordel pelos tubos, colocando um separador de cada lado, entre  cada um deles.

 

DECORAÇÃO

 

Podes utilizar fita plástica de várias cores ou  ... quem sabe és tu.

 

COMO TOCAR

Pendura uma das pegas ao pescoço. Com uma das mãos pega na outra e estica-o ao longo do corpo.  Com o auxílio da cana, toca-o como se fosse um reque-reque.