SARRONCA - RÃ

 

ERA UMA VEZ ...

 

Já alguma pensaste como funcionariam os Teatros, antes deste grande avanço tecnológico, quando não havia electrónica, nem a electricidade tinha sido descoberta? A SARRONCA - RÃ era um brinquedo destinado a criar ambientes sonoros. Tradicionalmente a caixa de ressonância era uma noz oca. Assim era possível imitar o coaxar duma rã, sem ter de incomodar o simpático bicharoco.

 

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

 

Caixa de rolo fotográfico, pau de gelado, plástico forte, linha de coser forte e um fósforo

 

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

 

Tesoura, canivete e lixa nº150

EXECUÇÃO

Tens duas operações a fazer; uma no pau do gelado e uma outra na caixa de plástico do rolo fotográfico. Por esse facto, a SARRONCA RÃ, é um brinquedo ideal para ser feito na companhia de outra pessoa. No pau de gelado é necessário fazer uma reentrância e aperfeiçoar a mesma, com a lixa, para que o lacete possa rodar sem partir. Na caixa do rolo de fotografias deves realizar as seguintes operações: corta uma rodela do "plástico forte" que seja muito maior do que a boca da caixa e com a ponta da tesoura fazeres um buraco muito pequeno para passares a linha de coser. Depois de passares a linha, dum lado atas um fósforo e do outro fazes um lacete, que vai entrar na reentrância que fizeste no pau de gelado. Finalmente ata o plástico à caixa (do rolo de fotografias), não te esquecendo de cortares o pau de fósforo de modo a que ele fique apenas com cerca de 3 mm de comprimento.

 

DECORAÇÃO

Que tal forrares a caixa com cartolina e nela desenhares uma rã. Se calhar estás a pensar que a ideia é fraca, mas de certeza que logo arranjarás uma decoração mais bonita.

 

COMO TOCAR

 

É importante que o fio fique bem esticado, sem partir. Depois roda para a frente e para trás o pau de gelado. O atrito do lacete na reentrância, é ampliado pela caixa, que provoca um som idêntico ao coaxar duma rã.