Como comprar uma Viola

 

Comprar um instrumento musical do tipo Viola, é uma aventura interessante. O dinheiro começa logo por ser um factor importante, depois o comprador gosta mais da marca do que da qualidade do instrumento, depois se a acha bonita e finalmente leva sempre um amigo que ainda sabe menos. Acho muita graça a quem quer comprar uma Gibson… mas não sabe tocar.

 

Antes de comprar uma Viola, acústica ou eléctrica faça a si mesmo este conjunto de perguntas:

1 – Se quer mesmo aprender a tocar Viola. Mesmo as Violas muito caras não tocam sozinhas!

2- Que tipo de música pretende tocar na sua viola?

3 – Está disposto a tocar 2 ou 3 horas por dia para que a Viola comece a soar e não a suar.

4 – Vai arranjar um professor (a), aprender com um amigo (a) ou vai aprender sozinho?

5 – Quer aprender porque quer ser artista, gravar CD´s, aparecer na TV ou simplesmente… pelo prazer de tocar?

Conseguia arranjar muitas mais perguntas para lhe fazer, mas vamos analisar somente estas.

1 – Saber tocar umas modinhas numa viola ou noutro instrumento qualquer é uma coisa, seguir uma carreira profissional é outra. A grande maioria das grandes vedetas são muito maus músicos, mas como ninguém entende nada do assunto são heróis. É que gostar de música é uma arte que se aprende. A grande maioria das pessoas limita-se a gostar, sem aprender porque dá menos trabalho. Aprender a tocar viola mesmo mal, dá trabalho. Se não gosta de trabalhar não vale a pena comprar uma viola porque passados uns dias ela vai ficar a um canto abandonada.

2 – Muitas vezes queremos aprender a tocar na viola as músicas do nosso agrado. Nem sempre isso é possível pelo grau de dificuldade das mesmas. Daí a importância da música popular portuguesa. Com dois acordes do tipo Ré maior e Lá de sétima podemos tocar dezenas de músicas. Mas quando falo em tocar viola refiro-me ao acompanhamento do canto pela viola. É um ensinamento menos monótono que o de aprender a técnica da chamada “ Guitarra Clássica” ou “ Viola Dedilhada”. Mas o que é mesmo importante é o que queremos aprender a tocar. Querer é poder.

3 – Quanto tempo dispõe por dia para praticar viola. Os instrumentos musicais necessitam de treino diário nem que seja 5 minutos. Se tem 5 minutos já é bom. Arranje um sítio sossegado para os seus ensaios. Prometa a si próprio não desistir. Nem sempre a família são os melhores conselheiros.

Quantas crianças desistem de tocar pelos simples facto dos adultos não estarem dispostas a ouvir os sons desagradáveis das primeiras notas. É que ninguém nasceu ensinado, somos humanos porque convivemos e aprendemos a regras dos humanos. Muitos adultos se esquecem de que ser pai ou mãe não é só pagar.

4 - Agora vamos decidir quanto queremos gastar. Entre 200 e 500 euros já se compra uma Viola. Claro que pode optar pelas lojas chinesa onde comprar uma Viola por 60 euros e já vi Violas muito boas. Caro não é sinal de qualidade.

5 – Deve perguntar ao vendedor se a Viola é encordoada a Nylon ou aço.

As violas de nylon normalmente não suportam as cordas de aço. O cavalete pode descolar e o braço empenar. Os arranjos de instrumentos são caros.

5 – Não se esqueça de comprar um saco, (para o transporte da Viola), um suporte para a colocar em sua casa num sítio onde a veja todos os dias para não se esquecer de tocar, uma estante para colocar as pautas, tablaturas ou as letras com os acordes das suas lições e um afinador. É importante tocar com a viola afinada para não criar maus vícios.

6 – Agora mãos à obra. O meu mestre sempre me disse que o que custa mais são os primeiros 25 anos. Mas como eu não tinha pressa de aprender, até porque aprender é todos os dias o que conta é o prazer que tem em tocar Viola.

 

 

Voltar